Foto: Zaqueu Proença |
Falei nestes dias sobre a admiração que sinto pela cidade de São Paulo, onde eventualmente estou de passagem, embora nunca tenha morado lá. Restringindo-me aos aspectos positivos da cidade, entre os que mais gosto estão a arquitetura e a intensa urbanização da cidade. Desde criança, adorava ficar olhando a imponência dos prédios, avenidas, viadutos e espaços públicos.
Uma das intervenções de alto impacto sofridas pela paisagem paulistana recentemente é a belíssima Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, inaugurada em 2008. Edificado sobre o Rio Pinheiros, o dispositivo interliga a Marginal Pinheiros à Av. Roberto Marinho. De acordo com informações do jornal O Globo, a ponte tem uma torre de 138 metros (poucos a menos do que o edifício Itália, o maior da cidade) e se conecta por 144 cabos de aço nas duas pistas, cada uma com 900 metros de extensão.
Além dos vídeos e fotos publicadas pelos veículos de comunicação, já havia avistado a ponte de longe. Passei por ela pela 1ª vez no último dia 21, em viagem profissional à São Paulo. Impossível não se admirar ao ver sua grandiosidade de perto, como nos mostra o repórter fotográfico e amigo Zaqueu Proença. Termo técnico comumente empregado pela engenharia, esta ponte sim merece ser definida como obra de arte!
Foto: Zaqueu Proença |
Nenhum comentário:
Postar um comentário