sábado, 23 de abril de 2011

Salve Jorge!



Republico dois vídeos que já havia posto online em fevereiro em homenagem a ele. Afinal, neste sábado (23) comemora-se o dia de São Jorge. Apesar da Igreja Católica, desde 1969, questionar se ele realmente existiu, São Jorge continua um dos santos mais populares e venerados em todo o mundo.

Padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da região espanhola da Catalunha, acredita-se que Jorge tenha vivido no século III D.C., nascido na Capadócia (atual Turquia). Se popularizou na Idade Média, a partir das Cruzadas comandadas pelo Cristianismo contra o Oriente Média.

Entre as principais características do santo que se tornaram objeto de devoção, se deve ao fato de ser guerreiro e dono de uma fé inabalável, tornando-se inclusive protagonistas de lendas, como a que teria  matado um dragão para salvar a vida de uma princesa.



No Brasil, se destaca por ser um dos santos mais populares e, curiosamente, possuir características exclusivas do país. Entre elas, acabou sendo associado à lua e com o sincretismo natural ocorrido entre religiões de origem cristã e africana, a imagem de São Jorge também representa Ogum, orixá guerreiro. Além disso, se tornou padroeiro do meu Corinthians, time de futebol popular desde a origem e cuja fundação se inspirou em um xará inglês.

Além disso, considero a Oração de São Jorge uma das mais bonitas que conheço, já tendo recorrido a ela para pedir e agradecer em momentos de dificuldades. Esta oração especificamente inspirou "Jorge da Capadócia", a mais conhecida entre as muitas canções feitas em homenagem ao santo. Abaixo, duas interpretações diferentes dela, embora igualmente geniais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário