Sim, sabemos das mazelas da política nacional, o quanto a construção de uma capital no Centro Oeste do país inflou nossa dívida externa, contribuiu com o sucateamento do transporte ferroviário, etc., etc., e etc. Entretanto, é inegável destacar a beleza inigualável de Brasília, que completa 52 anos da sua inauguração neste sábado (22).
Estive na Capital Federal uma única vez, a trabalho, em 2009 - um verdadeira maratona, em que sai de casa e fiz o trajeto de ida e volta entre Sorocaba - Campinas - Brasília das 8h às 23h30. Mesmo assim, aproveitei, passando em frente e me maravilhando com todos os espaços criados por Oscar Niemeyer, a partir da idealização de Juscelino Kubitschek e seguindo o Plano Diretor do urbanista Lúcio Costa.
O traço inconfundível de Niemeyer já apareceu hoje para quem acessou o Google, nas sempre excelentes sacadas com seus "Doodles". Logo em seguida, vi no Twitter ou Facebook (não me lembro mais agora...) um link do Uol, com belas imagens da cidade, o que publicaria aqui a princípio.
No entanto, comecei a pesquisar outras imagens que poderiam melhor representar a capital. Ironicamente, achei a fonte mais óbvia, mas que sequer havia pensado: o site do criador, Oscar Niemeyer. Vale a pena conferir algumas destes belos registros históricos, de outras criações deste gênio centenário ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário