segunda-feira, 16 de abril de 2012

Compartilhe com um amigo!



Comentei em outras ocasiões minha admiração a respeito das campanhas publicitárias da Coca-Cola, responsáveis por anúncios memoráveis que, com certeza, ajudaram a consolidá-la como uma das mais poderosas marcas do mundo há mais de um século. Mas nenhuma delas me surpreendeu tanto quanto a atual ação desenvolvida na Austrália.

Estratégias de comunicação que personalizam ao máximo o diálogo com o consumidor ou com pilares estabelecidos nas redes sociais da web deixaram de ser novidade há muito tempo. Entretanto, a forma ousada como empresa respondeu a uma não menos surpreendente - ao menos para mim - queda de vendas naquele país entre consumidores jovens é admirável.

Como a Coca-Cola fez para reverter este quadro? Simplesmente, pela primeira vez em 126 anos de vida, retirou sua valiosíssima marca dos rótulos, substituindo-a pelos 150 nomes australianos mais populares.



Utilizando o slogan "Compartilhe uma Coca-Cola com um amigo", a empresa lançou uma página específica para a campanha no Facebook, na qual os consumidores possam justamente compartilhar o conteúdo online, comentários e tudo mais o que a rede nos permite.

Alguns outros vídeos foram produzidos, específicos sobre algum dos nomes que aparecem nos rótulos. Será preciso comentar sobre os resultados desta estratégia?




Não localizei dados recentes do mercado brasileiro, de como estão as vendas do refrigerante por aqui. Mas sem dúvida, seria inegável o sucesso se algo semelhante fosse adotado no Brasil. Afinal, com certeza as Marias, Anas, Pedros e Joãos gostariam de levar sua Coca-Cola "personalizada" para casa!

Bem, não custa viajar, mas gostaria muito de ter minha Vini-Cola...

Saiba mais sobre a companha clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário