sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ponto sofrido



Sufoco!

O São Bento começou melhor: envolvia o Água Santa,  mas não criava oportunidades reais de gol. Na melhor delas, Edno tropeçou, caiu de forma bizarra de e perdeu chance clara.

O time levou gol em pênalti corretamente marcado, pois Fábio Bahia vacilou e colocou a mão na bola dentro da área, e desmontou. Terminou o 1º tempo e começou o 2º perdidinho...

Em falta desnecessária feita por Eder fora da área, Eder Loko, que jogou aqui em 2015 e não entrou em acordo para retornar em 2016, cobrou de forma perfeita e marcou golaço: 2x0.




Na base da raça, não da técnica, as alterações deram resultado: Fernandinho se movimentou bem, Diego Clementino empatou e Anderson Cavalo sofreu o pênalti que Marcelo Cordeiro cobrou pra empatar.

O meia Clebson vem fazendo muita falta ao Bentão: espero que volte no próximo jogo.Enquanto isso, segue cada vez mais inexplicável a insistência de Paulo Roberto com Serginho Catarinense: jogador sem a mínima condição de jogar uma série A1...

Agora, bora corrigir os erros, colocar a cabeça no lugar para encarar o Red Bull domingo que vem fora de casa.


[ATUALIZADO -28/2/2016]

E não é que o Touro Vermelho atropelou o Peixe? Red Bull surpreende, faz 2x0 e tira a invencibilidade do Santos. Com 1 ponto a menos, Bentão continua vice-líder e na cola do Alvinegro Praiano.

Resultado importante também para o Azulão ficar em alerta, já que o time do energético é o próximo adversário, também fora de casa.

Aliás, diga-se de passagem: São Bento e Corinthians são os únicos invictos do Paulistão!

São Bento x Red Bull pela A2 em 2014, quando ambos subiram à elite 
(Foto: Red Bull Brasil / Divulgação)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

De igual para igual


Manter a invencibilidade na 6ª rodada do campeonato mesmo após ter enfrentado dois grandes e conseguir arrancar 1 ponto do atual campeão Brasileiro é um feito considerável. Entretanto, segurar a vitória com competência até levar um gol em um lance polêmico aos 43’ do 2º tempo, novamente, frustrou e deixou um gosto amargo novamente.

Assim foi São Bento 1x1 Corinthians na noite de última quarta-feira. Aproveitando-se da falta de entrosamento do Timão pela escalação dos novos contratados, forçada por lesões e falta de condições físicas, o Bentão soube marcar bem e encarar de igual para igual.

Creio que o time sorocabano poderia ter ido melhor caso o técnico Paulo Roberto não errasse na escalação, ao optar por Serginho Catarinense no lugar do lesionado Clébson. A equipe trocou um meia criativo, inteligente, que sabe conduzir a bola e dar assistências por um volante lento, sem ritmo de jogo, que errou passes absurdos e matou jogadas de ataque.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

12 de agosto de 1987


Comentei no texto que postei mais cedo (disponível logo abaixo) que não sabia qual foi a última vitória do São Bento sobre o Corinthians. Mais tarde, um integrante de um grupo de torcedores do Facebook postou o seguinte vídeo da última vitória, que ocorreu em 1987.

Consultando meu Almanaque do Timão, do grande jornalista, pesquisador e historiador do Corinthians, Celso Unzelte ​, constatei: o jogo aconteceu em 12 de agosto de 1987, pelo Campeonato Paulista. O CIC recebeu 15.802 torcedores e renda de Cz$ 1.080.360,00.

Coração em preto, branco e azul


Duas paixões, momentos distintos, perspectivas diferentes, sentimentos complementares, causas de muitas emoções e lembranças. Assim resumo, de maneira breve, minhas expectativas para o confronto entre São Bento e Corinthians, hoje no CIC, às 21h45.

Presenciarei o embate ao vivo, com a certeza do coração a mil por hora. Afinal, receber o atual campeão brasileiro em casa, ambos invictos e lutando para manter a lideranças dos respectivos grupos parecia utópico para o Bentão em 2011...

Mais antiga, a paixão alvinegra possui profundas raízes na família. Não sei dizer onde, quando e por qual motivo começou a relação dos Castanho Vieira com a equipe fundada em São Paulo por operários da região do Bom Retiro, em 1910, sob a luz de um lampião, conquistou a Zona Leste paulistana e hoje tornou um gigante, com mais de 30 milhões de loucos torcedores, dono de todos os títulos possíveis em nível estadual, nacional e internacional, estrutura, patrimônio e marca entre as mais valiosas do mundo.

Entrada do Memorial Corinthians, na sede do clube, no Parque São Jorge

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Líder invicto



Um empate em 0x0 com Ponte Preta, em Campinas, somado aos demais resultados da rodada, garantiram ao São Bento permanecer invicto e na liderança do Grupo A do Paulistão.

Resultado muito bom se considerarmos o domínio da Macaca na maior parte da partida, o que fez do goleiro Henal o melhor homem em campo e ausência de dois dos principais jogadores do Azulão: o meia Morais, poupado em razão de desgaste muscular, e Clébson, substituído com suspeita de fratura no tornozelo após pouco mais de 20 minutos de partida após entrada violenta o meio-campista Rhayner (que não levou nem cartão amarelo).



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cara de Libertadores

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Costumo dizer que o ano só começa para o Corinthians quando inicia a disputa da Taça Libertadores da América. Afinal, além de superar o trauma com a conquista invicta e do bi-Mundial em 2012, o clube habituou-se a disputar a competição de forma rotineira, pois, desde 2010, ficou de fora somente da edição de 2014.

Somado ao fato do futebol ser um produto cada vez mais valorizado e internacionalizado, cada vez mais os campeonatos estaduais são vistos pelos chamados grandes clubes como torneios preparatórios e de uma importância minimizada diante da principal competição sulamericana, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Sendo assim, o ano iniciou com um excelente resultado para o Timão, com vitória por 0x1 contra o Cobresal, em meio à altitude e o deserto chilenos, em um jogo interrompido por mais de 17 por falta de energia pela infraestrutura deficiente do estádio.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

2017? É logo ali...



“Star Wars: O Despertar da Força” consagrou-se como sucesso absoluto, ao bater recordes em cima de recordes nas bilheterias, preservar as memórias de quem acompanha a saga há quase 40 anos e conquistar milhões de novos fãs.

Quase dois meses depois da estreia, o filme segue em exibição ainda em algumas cidades e permanece presente no cotidiano do público. Basta observarmos a quantidade de notícias publicadas quase diariamente e os acalorados debates e teorias propagados online.

Em meio a este contexto, começou a produção do Episódio VIII, cujo nome não foi anunciado e deve chegar às salas de cinema em dezembro de 2017.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A gourmetização do futebol



Um dos costumes mais antigos do futebol é a entradas das crianças junto com os jogadores, os chamados "mascotes". Uniformizadas, muitas sonham com este momento de pisar no gramado junto com suas equipes de coração e permanecer, mesmo que por alguns instantes, junto aos ídolos.

A tradição vem se mantendo ao longo dos anos, embora patrocinadores imponham normas ao que antes era espontâneo, por exemplo, limitando a presença somente de uma ou duas crianças com cada atleta.

Até por isso, me espantei ao ler que Bebês no colo de jogadores podem fazer time ficar sem torcida na Libertadores. A notícia é assustadora, afinal, o principal torneio sulamericano de clubes ainda caracteriza-se por ser uma espécie de refúgio contra a chamada gourmetização do futebol.



domingo, 14 de fevereiro de 2016

Não vejo ninguém na minha frente...



Vitória tranquila num domingo de sole forte calor para garantir a liderança do grupo A e acalmar os corações do torcedor e do técnico Paulo Roberto Santos.

Assim foi São Bento 3x0 São Bernardo, que até então estava invicto e com uma campanha igual ao do Azulão (dois empates e uma vitória).

O Bentão dominou a partida desde o início, sendo o sol intenso e o forte calor das 11h do horário brasileiro de verão um adversário mais forte do que o Tigre. Particularmente, como torcedor, gosto muito deste horário, embora compreenda os transtornos para os atletas.

Com superiodade técnica, o dono da casa envolveu o adversário com toque de bola pelo meio e jogadas rápidas pelas laterais.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Hi, Mr. Pool!



Felizmente, Deadpool cumpriu tudo o que sua intensa campanha promocional prometeu. Sarcasmo, ironias, nonsense, humor politicamente incorreto, diálogos com o espectador, sensualidade, sexo, ritmo acelerado, ação desenfreada, lutas muito bem executadas, violência, corpos perfurados por lâminas, metais e barras de ferro, cabeças rolando e muito sangue e massa encefálica se espalhando.

Deadpool se mostra uma grande paródia ao consagrado universo cinematográfico criado a partir das HQs de super-heróis. Aliás, como o gênero chega a seu auge em 2016, a temporada dos grandes blockbusters não poderia ter começado de forma melhor.

As piadas vão se multiplicando na tela uma atrás da outra, em uma sequência fora de ordem cronológica, multiplicando referências a todos os clichês deste segmento cinematográfico, desde a cena de abertura até à esperada cena pós-créditos, incluindo a indispensável participação do gênio Stan Lee (no alto dos seus 93 anos).



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

3 pontos para matar as saudades



Valeu por matar as saudades do Bentão em casa e primeira vitória, 5 pontos, invencibilidade, vice- liderança do grupo e, mesmo que temporariamente, vagas na 2ª fase do Paulistão e série D do Brasileiro!

Mesmo com o horário ingrato de quarta-feira às 17h, imposto pelos direitos de transmissão da Rede Globo/Sportv e anuência da Federação Paulista de Futebol, o CIC tinha quase 2 mil torcedores.



Luzes, câmera, AÇÃO!


E no dia de lançamento de Deadpool pela Fox, a Warner resolveu nos surpreender com um novo trailer de Batman vs Superman; A origem da Justiça.

Várias cenas novas, outras reaproveitadas de outros trailers. Porém, mai focado no Homem-Morcego, este chega com muito mais cenas de ação em relação aos demais, além da edição com um ritmo mais acelerado.

Destaque também para a maior participação de Alfred (Jeremy Irons). Confesso estar curioso sobre este personagem, pois me parece mais jovem ser levarmos em conta que veremos um Bruce Wayne envelhecido.

Embora esteja com o pé atrás por conta dos muitos personagens que se anunciam, somado ao fato de que este filme não pode errar, no fundo, mantenho minha confiança em Zach Snyder e Christopher Nolan, pois têm crédito suficiente.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Palmeiras 2 x 3 São Bento

Golaço: o primeiro de Morais com a camisa do Bentão

Seria este o placar real da partida de ontem, no Pacaembu, caso a arbitragem não influenciasse diretamente o resultado. Antes que digam que estou falando em teoria da conspiração, “Máfia do Apito”, “campeonato manchado” ou coisas do gênero, explico.

Há tempos, o futebol brasileiro sofre com erros graves da arbitragem, não sei se por problemas de formação, falta de profissionalização ou simplesmente porque os “homens de preto” são mais expostos atualmente pela alta tecnologia empregada nas transmissões; neste sentido, é indiscutível: se há um lance duvidoso, raramente um time grande será prejudicado em relação a um pequeno, ainda mais jogando em casa.

O atacante Rossi: arma para o Azulão Sorocabano atacar com velocidade

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Expectativa para logo mais

Foto: correiodopovo.com.br

Assistindo a Audax x Corinthians (cuja reconstrução só me preocupará na Libertadores) como aquecimento para o jogão da rodada.

Encarar o Palmeiras fora de casa na 2ª rodada tem 2 lados: o São Bento é uma equipe em formação e encara um adversário que manteve a base do ano passado; por outro, os times do interior iniciaram a preparação antes dos grandes, o que pode favorecer.

Só falta uma semana

Campanha zoando filme da editora e estúdio concorrentes: assim é Deadpool

Como já mencionei outras vezes, 2016 tem tudo para ser um ano inesquecível nos cinemas para quem aprecia super-heróis. Agora, a ansiedade está a mil por hora, pois falta apenas uma semana para esta era efetivamente começar. E para abrir esta temporada, nada melhor do que o mais improvável dos heróis, ou melhor, o mais improvável dos anti-heróis: Deadpool.

Personagem da Marvel Comics não muito conhecido do público que não lê HQs, nosso “Mercenário Tagarela” surgiu como antagonista, até certo ponto como uma paródia aos heróis tradicionais, até mesmo pelo “poder” de quebrar a “quarta parede” e conversar com os leitores.

Estande da Fox na CCXP 2015

Afinal, é dono de um senso de humor ácido e sarcástico, sem filtros morais e de convenções sociais, sujas histórias contém altas doses de sexo e muita violência.

É neste tom que a Fox promete levar para as telonas, pois será o primeiro filme do gênero produzido pelo estúdio com classificação etária de 18 anos. Isto na maior parte do mundo, pois na China, o longa foi vetado, o que pode comprometer seriamente seus lucros.

Sim: esta também é da CCXP 2015...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Monocromatização padronizada



O Facebook me lembra, quem em 2011, eu critiquei o total desprezo das marcas esportivas pela história e tradição do futebol, criando uniformes padronizados e totalmente descaracterizados.

A camisa cuja faixa central lembra "a pintura no rosto dos índios" (?!?), disparada a mais feia de gloriosa história da Seleção Brasileira, tornou ainda mais melancólica a imagem da despedida de Ronaldo Fenômeno (cuja fato fala por si).

Para quem não se lembra, desta vez, a própria reconheceu o erro devido às baixas vendas: tal uniforme foi aposentado cerca de 1 ano após o lançamento. E nesta época, ninguém ainda sonhava com um 7x1...

E pensar que hoje, em 2016, a padronização, monocromatização e descaracterização dos uniformes de futebol estão cada vez piores, assunto recorrente por aqui. Isto sem falar nos preços! E ainda querem nos convencer que o tal do "Futebol Moderno" é bom...